3 de dezembro de 2012

Futuro

   
   "Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar." (Josué 1.9)

   O que venho dizer hoje é algo simples, que me foi permitido entender pela graça de Deus. Quando descobrimos que Deus é conosco por onde andarmos ficamos maravilhados, nos sentimos seguros, inatingíveis, como se pudéssemos fazer qualquer coisa. Realmente, Deus é a nossa segurança. Porém, deixamos automaticamente de agir quando aceitamos o fato de que Deus é conosco e usamos isso como justificativa para nossa inatividade.
   Parece contraditório, certo?
   Mas não é.
   Vejo muitas pessoas que tem se sentido frustradas (eu, inclusive, me sentia dessa forma quando ainda não era capaz de compreender o real significado disso) por entenderem que Deus é conosco funciona como uma desculpa para esperarmos que Ele faça tudo por nós. Se estamos bem, sabemos que é porque o Senhor está ao nosso lado. Se estamos mal, foi Deus quem falhou e nos deixou assim, quem não nos protegeu ou não cumpriu Sua palavra e não esteve realmente conosco o tempo todo. Desse entendimento distorcido partimos para o pensamento de que ou não estamos entendendo a Palavra, ou não estamos sendo bons o suficiente para Deus não querer estar conosco (achando que Deus está deixando de nos amar ou mesmo sendo seletivo), ou simplesmente de que Deus não existe.
   Aprendi em confraternização recente com alguns irmãos que quando vivemos com um Deus que não conhecemos, estamos somente o idolatrando, da mesma forma como quem idolatra imagens. Por isso devemos buscar conhecê-Lo todos os dias. Claro que, de forma alguma somos capazes de conhecer toda a plenitude do Senhor, mas somos Sua noiva e Ele é nosso amado, então como em qualquer relacionamento, temos que buscar conhecer a quem amamos.
   
   O que quero transmitir é que, quando Deus afirma na Bíblia que será conosco onde estivermos, não significa "pare de agir que farei tudo por você", significa "estarei com você, te ensinarei a lutar!".
  O futuro não é como um presente que Deus quer embrulhar e nos entregar. "Pegue, viva, está tudo pronto e será um caminho de flores".
  O futuro é uma luta constante! Deus é contigo, pra te ensinar a viver, pra te ajudar a enfrentar o futuro, não pra viver no teu lugar. Ele deu Seu filho pra que pudéssemos viver, então não duvide jamais do Seu amor e Sua palavra.

   "Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês." (Deuteronômio 20.1)

   Isso não é algo bobo, insignificante.. pois a forma como tu pensas e como tu vives é que vai definir teus próximos passos. 
 Deus é contigo nos teus próximos passos, e em todos os que seguirem. Entenda que Ele deseja estar contigo, Ele quer realmente te ajudar, te ensinar. Ele te ama. 
   Lute.

   Paz.

Um comentário:

  1. Natália, admito que muitas vezes me pego nessa de esperar algo acontecer, esperar Deus fazer algo, na maioria das vezes por não saber como agir na situação...fico perdida tb, quando ajo e por mais que esteja lutando, tentando, não muda, continua da mesma maneira e caio na inatividade da espera.Estou vivendo numa situação, que quero que mude desde o ano passado e tenho confiado no Senhor, pois desde então, vi muitas reviravoltas...e ainda não está concluída.Ontem Ele me disse pra saber lidar com o ainda não...mas eu estou lutando e encarando, confiante nEle sempre!!adorei o seu post e estou comentando pois vejo sabedoria em suas palavras e que Deus a usa muito em seu blog, iluminando quem precisa!!obrigada e vou acompanhá-la sempre pois seus posts podem ajudar em minha caminhada com Deus!!
    paz!!

    ResponderExcluir