11 de março de 2011

As coisas se repetem


   "Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo. O sol continua a nascer, e a se pôr, e volta ao seu lugar para começar tudo outra vez. O vento sopra para o sul, depois para o norte, dá voltas e mais voltas e acaba no mesmo lugar. Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez. Todas as coisas levam a gente ao cansaço - um cansaço tão grande, que nem dá para contar. Os nossos olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos, de ouvir. O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: "Veja! Isto nunca aconteceu no mundo"? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos. Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas." (Eclesiastes 1:4-11)
   Às vezes nós pensamos que as coisas ficam ruins pro nosso lado, que estamos sozinhos, passando por algo que nunca ninguém passou antes. Não aceitamos que nosso caso não é singular. Queremos ter nossas próprias sensações, nossos próprios sentimentos e nosso próprio entendimento sobre cada situação que passamos, mas isso pode tornar essa passagem mais difícil.
   Este trecho de Eclesiastes nos mostra que nada do que nós passamos, nunca aconteceu antes. Aconteceu, com outras pessoas, em outro contexto. Mas aconteceu.
   Se formos estudar o livro de Eclesiastes, podemos ver que ele foi escrito por um Sábio, e em todo o livro ele reforça a ideia de que tudo na vida é ilusão, de que tudo é passageiro. E essa é a realidade! Nosso tempo aqui na Terra é curto, nossos dias escorrem muito rápido. Não devemos desperdiçar nosso tempo aqui tentando ajuntar riquezas, ou desperdiçando com bobagens. Muitas pessoas acham que essa vida começa na Terra e termina na Terra, outras acham que existe reencarnação, enfim, são várias conclusões bastante precipitadas sobre nossa existência. O que Deus nos diz, é que Ele criou-nos para adorá-lo, e se vivermos para Ele nesta vida, viveremos com Ele na eternidade. Nossa vida continua, pois a morte física é o salário do nosso pecado. Temos que passar pela morte para podermos viver com o Senhor na eternidade.
   Por isso não se surpreenda com coisas que sabemos que já aconteceram. Falo no sentido de que aconteceram coisas semelhantes no passado, e também no sentido de que Deus já sabia de completamente tudo o que aconteceria. Deus sabe de cada minuto de nossas vidas, de cada segundo, de cada instante que passa. Deus já sabia o que você estaria fazendo agora, e já sabe o que você vai fazer daqui a uma hora, um dia, um ano..
   Deixemos nossas preocupações nas mãos do Senhor, e vivamos conforme a Sua vontade. Não temos ideia do tamanho da misericórdia de Deus, então faço um apelo, para que você aproveite cada segundo debaixo da proteção do Pai. Logo Jesus voltará, e seu tempo aqui será recompensado!

Publicação original feita em 27/01/2011.

2 comentários: